Shampoo em barra não saponificado: entenda os benefícios

Shampoo em barra não saponificado: entenda os benefícios

Shampoo em barra não saponificado: entenda os benefícios

O Shampoo em barra não saponificado ou Shampoo NSP segue um método com base no uso de surfactantes suaves de origem natural.

No caso da Green Home, o ativo surfactante possui um nome que pode até assustar, mas que possui inúmeros benefícios que resultam no oferecimento de um produto saudável para você e seus cabelos.

Este ativo é obtido através de um processo industrial controlado, a partir do óleo de coco, sendo utilizado como um agente alcalinizante para que o óleo se converta em sabão e depois seja transformado em Isetionato de sódio.

Com este método, o shampoo em barra se torna um produto mais suave para o couro cabeludo, por não possuir sais residuais e um ph mais balanceado de acordo com o considerado saudável.

Saiba mais sobre os benefícios do shampoo em barra não saponificado

Por possuírem componentes naturais, vitaminas e minerais, os shampoos em barra deixam o cabelo mais leve, solto e hidratado! Já a finalização com o condicionador precisa ser realizada para que as cutículas sejam seladas e a hidratação complementada.

Por outro lado, o shampoo em barra saponificado é confeccionado através do uso de ingredientes naturais, transformando-o em algo semelhante a uma barra de sabão. Sua fórmula prioriza óleos nutritivos e uma dose extra de gordura para que a barra seja de ação super hidratante.

Mesmo contendo ingredientes mais naturais e benéficos à saúde e sendo de melhor qualidade do que o shampoo saponificado em frasco, ele pode apresentar algumas dificuldades relacionadas à transição capilar.

Durante a transição para o condicionador e shampoo em barra, os cabelos podem parecer mais pesados e com os fios grudados, pois o pH e ativos dos dois produtos são diferentes e afetam diretamente o funcionamento biológico do nosso couro cabeludo, alterando a produção de oleosidade, entre outros itens.

Você sabe o que é pH? Vale a pena entender!

A grande diferença entre produtos Saponificados e Não Saponificados é o pH. Ele é responsável por definir a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.

Nosso couro cabeludo possui um pH levemente ácido (abaixo de 5), ou seja, utilizar produtos que se aproximem deste número é o ideal para garantir a saúde capilar.

Shampoos NSP possuem um pH neutro (entre 5 e 6), enquanto que Shampoos com Saponificação possuem um pH mais alcalino e distante do pH natural dos cabelos.

Shampoo NSP ou com saponificação: qual é melhor?

É claro que tudo depende do tipo de cabelo, quais as suas necessidades, resultados esperados e estilo de vida.

São diversas as variáveis em torno desta questão, mas uma coisa é possível afirmar: produtos não saponificados deixam seu cabelo mais leve e soltinho do que nunca!

O produto saponificado, por conta de sua composição, pode deixar os fios mais encorpados, o que para muitos tipos de cabelo não é a melhor opção.

Ele é feito a partir da reação entre óleos e gorduras, uma substância com pH mais alcalino, ou seja, mas distante do pH natural dos couro cabeludo, que costuma ser levemente ácido. Além disso, em alguns locais, a água possui maior concentração de íons cálcio e magnésio, chamada de água dura, o que diminui o desempenho do shampoo com saponificação. A reação entre a água dura e o shampoo saponificado faz com que não se forme tanta espuma e permite que sais insolúveis se insiram nos cabelos deixando os fios pesados.

De um ponto de vista ecológico, os dois produtos são de origem vegetal e biodegradáveis. Então, qual escolher? Tudo depende, como já apontamos, do tipo de cabelo e do resultado que pretende obter com a sua higiene.

Cabelos com química: tingidos ou alisados

A melhor recomendação para este tipo de cabelo são os Shampoos Não Saponificados, porque sua composição deixará os fios leves e soltos. Cabelos com química foram submetidos a processos agressivos e precisam do tipo correto de tratamento.

Cabelos cacheados

Como todos os tipos de cabelo, os fios cacheados também precisam de cuidados especiais e atenção na hora de lavar, pentear e secar. O Shampoo Não Saponificado pode ser uma ótima opção para deixá-los mais leves.

Cabelos finos e curtos

Podemos considerar este o tipo mais “simples” de cabelo ou mais adaptável a condições e produtos diferentes. Nestes casos, o Shampoo Não Saponificado pode deixar o cabelo livre, leve e solto.

2 comentários

Amei a ideia, o conceito, o formato, a composição e o cuidado de explicar tudo para que a gente tenha segurança pra se jogar de cabeça nessa nova cultura. Enfim, amei tudo!! Vou montar minha sacola de compras e contar pra todas as amigas o quão legal foi minha descoberta. Parabéns @meugreenhome !!!

Rê Ungaretti

Uso Green Home desde Dez/2020 e não troco mais!!! Tenho cabelos crespos afros tingidos e eles responderam muito bem a transição para os sólidos. A forma de aplicação durante o banho (no comprimento do cabelo), faz com que enrole menos os fios; sendo assim, ganho tempo e também economizo energia e água, facilitando a abertura dos cachos na hora de passar o creme de pentear. Como também adoro viajar e eles quase não ocupam lugar na mala ganharam o meu coração!!!

Raquel Pereira

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.