Esfoliação: 10 dicas para uma pele mais saudável

Esfoliação: 10 dicas para uma pele mais saudável

Esfoliação: 10 dicas para uma pele mais saudável

A Esfoliação faz parte da rotina de cuidados com a pele do rosto - do corpo também - e não pode ficar de fora quando falamos sobre ter uma pele mais saudável.

Esse hábito indispensável é responsável por eliminar as células mortas da superfície da pele, deixando sua textura uniforme e devolvendo a luminosidade natural ao rosto.

Mesmo sendo um hábito saudável, é preciso tomar alguns cuidados para que a pele não sofra com o procedimento e acabe perdendo seus componentes naturais.

Fique de olhos nessas #10 dicas que separamos para você ter uma pele mais saudável.

Esfoliação Dica #1 - Inclua a esfoliação na sua rotina matinal

É durante a noite que as células naturais se acumulam e é pela manhã que elas precisam ser descartadas.

Por conta disso, o ideal é realizar a esfoliação de manhã, acelerando assim o processo para obter uma pele iluminada e radiante.

A renovação celular à noite é mais intensa, quando a pele sofre um processo natural de reparação e recuperação. Neste momento, o ideal é utilizar cremes noturnos para acalmar a pele.

Esfoliação Dica #2 - Esfoliar não é igual a limpar

A limpeza de pele possui uma função diferente da esfoliação, ou seja, elas se complementam e uma depende da outra para que o processo para uma pele saudável seja feito por completo.

Antes de realizar a esfoliação, a pele precisa estar limpa e livre de impurezas, porque somente assim a renovação celular é estimulada a acontecer.

É interessante realizar a limpeza e a esfoliação após o banho, porque os poros estarão mais abertos.

Esfoliação Dica #3 - Não esfolie a pele todos os dias

A renovação celular da pele ocorre a cada sete dias, quando se é mais jovem. Após os 20 anos, a epiderme (camada superficial da pele) começa a diminuir o ritmo de renovação, envelhecendo de maneira gradual a pele.

Mesmo seguindo esse padrão, cada pele possui suas particularidades e individualidades e precisa de avaliação profissional para ser tratada da maneira correta.

Existem inúmeros tipos de esfoliantes, sejam eles químicos, naturais e até mesmo eletrônicos. Importante ressaltar que os naturais possuem ingredientes sem química e que agridem muito menos a pele do que os produtos cheios de aditivos e elementos específicos para cada área do corpo.

Independente do tipo de esfoliante escolhido, é importante saber que não se pode esfoliar a pele todos os dias. O ideal é fazer o procedimento cerca de duas vezes por semana.

Esfoliação Dica #4 - Trate sua pele com gentileza

Para esfoliar a pele, é necessário fazer movimentos circulares pela área. Porém, é preciso ter cuidado para que estes movimentos não sejam muito pesados, principalmente na pele do rosto, que é considerada a mais sensível do corpo inteiro.

Os movimentos ideais para garantir a eficiência da esfoliação sem agredir a pele são os gestos circulares e repetitivos, com os dedos, até secar o produto. Após isso, você deve enxaguar e hidratar a área esfoliada.

Compre este produto aqui.

Esfoliação Dica #5 - Maquiagem e esfoliação são uma péssima combinação

Todos estão cansados de saber que a maquiagem precisa ser totalmente removida e a pele limpa, não é mesmo? Mas não custa ressaltar a importância de tirar todos os resquícios de make do rosto antes de dormir ou de esfoliar a pele.

Além de ser ineficaz, realizar a esfoliação com restos de make na pele pode até causar irritações e alergias indesejadas.

Porém, realizar a esfoliação antes de se maquiar pode ser uma ótima escolha, porque dessa forma, a pele fica livre de resíduos e células mortas, tornando-a mais receptível aos produtos de maquiagem.

Esfoliação Dica #6 - Qualquer parte do corpo pode ser esfoliada

A esfoliação pode ser indicada para quase todas as partes do corpo, principalmente áreas que concentram mais oleosidade. Importante ressaltar que áreas próximas aos olhos ou muito sensíveis não devem ser esfoliadas.

As partes mais indicadas para realizar o processo são: a zona T (nariz, queixo e testa), coxas, barriga e nádegas (para prevenir o surgimento de flacidez e celulites), além de joelhos e cotovelos (áreas mais ásperas e que precisam de atenção).

Não esqueça de hidratar bem direitinho após esfoliar cada parte do corpo.

Esfoliação Dica #7 - Esfoliação em excesso pode deixar a pele oleosa

Se você tem uma pele com grande presença de acne ou muita oleosidade, pode ser que a esfoliação em excesso faça o oposto do que você espera.

Isso acontece porque a pele se protege e se regenera naturalmente, como já explicamos e, por conta disso, quando ela começa a ficar muito seca, o organismo automaticamente aumenta a produção de sebo para recuperar a barreira de proteção natural.

Ou seja, esfoliar demais uma pele oleosa pode te dar de presente mais cravos e espinhas do que você esperava ter. O ideal é realizar uma esfoliação por semana em casos como este.

Esfoliação Dica #8 - Não esfolie logo após a depilação

Mesmo que o ato de esfoliar previna o surgimento de pelos encravados, após a depilação é importante deixar a região descansando. A pele estará sensível e se recuperando do procedimento.

Esfoliação Dica #9 - Existem diversas formas de esfoliar a sua pele

Talvez você opte por não utilizar produtos esfoliantes para a sua pele. Portanto fique sabendo que existem outras formas de promover a renovação celular. Você pode utilizar uma bucha vegetal, uma ou duas vezes por semana durante o banho, porém ela só pode ser utilizada no corpo.

Compre este produto aqui.

Esfoliação Dica #10 - Esfoliação traz inúmeros benefícios

Esfoliar a sua pele regularmente pode sim deixar a sua pele linda e radiante, mas este é apenas um dos inúmeros benefícios.

Quando realizada da maneira correto, ela remove as células antigas, mas também estimula a produção de colágeno (que previne o surgimento de estrias), ameniza manchas, estimula a produção de células novas e deixa a pele pronta para receber um bronzeado.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.