Como superar dias difíceis?

Como superar dias difíceis?

Todos nós temos que lidar com aqueles dias difíceis em algum momento da nossa vida. E muitas vezes nos vemos perdidos sem saber o que fazer. Quando não temos muito o que fazer uma boa opção pode ser a evitação, se afastar desses problemas. Afinal, se não há nada que eu possa fazer, qual o sentido de ficar pensando sobre isso o dia inteiro ou horas a fio?

Existem algumas opções para fazer afim de conseguirmos minimizar nosso sofrimento: 

1- Mudar o foco dos pensamentos: Mas como não pensar sobre? Geralmente -tentamos “não vou pensar em um elefante cor de rosa”, mas consegue perceber que ao fazer isso você está direcionando todo seu pensamento para o “elefante cor de rosa”? Então ao invés de tentar expulsar um pensamento indesejado, cultive o que deseja. “Deixe-me lembrar de um peixinho dourado em uma água muito limpa”. Percebe que ao fazer isso você não está pensando no elefante cor de rosa?

2- Compartilhar os sentimentos: Uma boa forma de lidar com essas situações pode ser falando com alguém da sua confiança, acredite, ter alguém para dividir essa angústia pode gerar um alívio maior do que você imagina.

3- Fazer algo que goste: Seja ir a um parque, sair com amigos, fazer atividade física, ir viajar, ter um dia de autocuidado, ouvir uma música que gosta muito ou assistir vídeos de animaizinhos fofos. Essas são apenas algumas opções que podem nos ajudar a lidar com esses dias difíceis.

4- Lembre-se que vai passar: Negar os sentimentos e situações ou tentar lutar contra algo que já está acontecendo nem sempre é a melhor opção. Às vezes precisamos aceitar os fatos e entender que essa fase difícil não será para sempre, por mais difícil que possa parecer, acredite esse momento vai passar e os sentimentos ruins irão com ele.

É certo que não tem uma única resposta para isso, ou uma resposta certa e outra errada. Cada situação vai pedir um tipo de solução e nem sempre vamos ter a habilidade necessária para lidar com elas quando elas surgirem, mas sempre podemos começar a trabalhar e desenvolver novas habilidades e novos comportamentos, assim quando acontecer algo semelhante no futuro, você já terá mais opções e ficará mais fácil (ou menos difícil) saber o que fazer. 

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.