11 dicas de cuidados para cabelos no verão

11 dicas de cuidados para cabelos no verão

Calorão, sol queimando... O verão "tá on" e os cuidados para cabelos também devem prevalecer!

Essa época do ano nos deixa com energia e vontade de aproveitar os dias lindos e ensolarados.

No entanto, é preciso estar #ATENTA para desfrutar da estação quente e manter a saúde dos fios em dia, tá?!

Por isso, fica de olho nas dicas que separamos pra você cuidar das madeixas da maneira mais natural possível!

Tudo de forma sustentável e sem excesso de química - bem do jeitinho que a gente gosta!

Dica #1 – Hidrate-se sempre para manter os cuidados para cabelos

A maior parte do nosso corpo é composta por água, mas isso não quer dizer que ela não precise de reposição.

O organismo elimina a água pelo suor e urina, ou seja, a regra de beber 2 litros de água por dia é real e deve ser seguida, principalmente em dias quentes.

É no verão que o nosso corpo precisa de mais hidratação. E ela pode acontecer através de alimentos que possuem boa quantidade de água e sais minerais também. Melancia, melão, abacaxi, chuchu, batata e abóbora são alguns exemplos desse tipo de alimento.

Ah, não esquece da aguinha de coco, tá?! Sem vodka, de preferência!

Quando você não ingere água suficiente, as células da pele começam a ressecar e descamar.

Em outras palavras, isso pode causar coceira e irritação e, além disso, pode danificar ativamente a pele e torná-la mais vulnerável para a caspa, por exemplo. E caspa NINGUÉM merece, né?

Além disso, a falta da hidratação adequada pode interferir negativamente na raiz capilar.

O cabelo que cresce em um couro cabeludo enfraquecido pode ocasionar um dano contínuo da cutícula - em outras palavras, torna os fios fracos.

Beber água é a dica número 1 da Cabeleleila Leila do nosso #dreamteam.

Dica #2 – Cuida da alimentação e não se esqueça da queratina para os cabelos

Sabia que a saúde dos cabelos está diretamente ligada com aquilo que você ingere? Por isso, é preciso tomar cuidado com o que você vai comer.

No verão, é preferível optar por alimentos mais leves e de fácil digestão. Evite comidas muito gordurosas e pesadas.

Frutinhas, saladas e, se você consegue carne, dê preferência para frutos do mar.

queratina é a principal fonte de nutrição para os fios e ela pode ser encontrada no peixe, ovos, leite, queijo e no feijãozinho de cada dia.

Dica #3 - Zinco, Ferro e Cálcio também são essenciais

Minerais como o zincoferro e o cálcio são importantíssimos para garantir a saúde dos cabelos no verão.

Você encontra esses nutrientes na semente de abóbora, chia, grão de bico, feijão, aveia, ervilha...

O mais importante é manter uma alimentação variada e rica em itens naturais.

Dica #4 – Álcool com moderação, sempre!

Tudo bem que um drinkzinho de vez em quando é uma delícia. Mas, porém, contudo, no entanto...

Você sabia que o álcool provoca a desidratação do nosso organismo? Ele retira a água das células, provoca a transpiração e a vontade de urinar com mais frequência.

Por conta disso, é de extrema importância que a bebida alcóolica seja intercalada com a ingestão de água. Somente assim você estará evitando problemas maiores que uma desidratação pode te causar.

A gente deu um Google e achou um artigo muito bacana do Dr. Lucas Fustinoni falando sobre a influência do álcool na saúde dos fios. Olha só:

Consumir bebida alcoólica gera inflamação em todo o corpo, inclusive no couro cabeludo.Isso acontece devido à liberação de uma explosão de radicais livres impulsionada pelo álcool.

Quem mais sofre com os impactos da bebida alcoólica nos cabelos são portadores de doenças autoimunes, como alopécia areata, alopécia frontal fibrosante e lupus.

O índice de álcool no organismo, quando está elevado, afeta o metabolismo. Com o corpo esforçado em metabolizar o etanol – já que o fígado não conta com enzima para digerir a substância -, esse desgaste pode levar à queda capilar.

Por isso, quando o consumo de álcool é excessivo e regular, a pessoa pode sentir a queda de cabelo como um dos efeitos negativos.

Ah, e lembre-se: se beber, não dirija!

Dica #5 – Cabelos também precisam de proteção contra a radiação

Pegar um bronze é tudo, né?! O sol traz inúmeros benefícios, como a produção de melanina, serotonina, vitamina D e melhora do sono.

Porém, é preciso lembrar: evite pegar sol entre 10 horas da manhã e 3 horas da tarde. Nesse horário, os raios solares estão no seu pico máximo, ou seja, estão fortes demais para trazer benefícios e podem acabar causando problemas mais graves como insolação, queimaduras e o surgimento de melanoma (câncer).

Os cabelos também precisam de cuidados especiais para que não fiquem ressecados.

Por isso, segue aquela dica amiga: o nosso condicionador em barra forma uma camada protetora nos cabelos contra os danos externos, como a radiação solar, cloro, poluição e sal.

Dica #6 - Proteja-se contra o cloro da piscina

Miga, deixa a gente te contar: o cloro da piscina faz um mal danado pro cabelo. Se você for loira então, nem se fala…

Quando a água da piscina entra em contato com o cabelo, a tendência é que ela seja absorvida pelas células de queratina presentes na estrutura dos fios, deixando-os inchados.

Isso provoca pequenas aberturas na cutícula capilar. Daí, o cloro penetra nas madeixas.

A abertura das escamas internas expõe os fios ao baixo pH do cloro, que os torna fracos, quebradiços e gera o aumento da queda.

Importante usar um boné ou chapéu para proteger seu couro cabeludo de queimaduras. Já para o restante do cabelo, é bom investir em um condicionador adequado e um shampoo sólido hidratante.

Dica #7 - Água salgada é maravilhosa para a alma, mas nem tanto assim para os fios

Quem não AMA um banho de mar, né? Ah, já sabemos: o seu cabelo! Hahaha

Brincadeiras a parte, achamos uma informação bastante relevante no blog da Clínica Doppio. Olha só:

A água do mar contém grandes quantidades de cloreto de sódio, o mesmo composto do sal de cozinha, além de sulfatos, magnésio, dentre outros.

Esses compostos interagem entre si e com as moléculas do fio aumentando a força das suas ligações químicas. Como essas ligações são as responsáveis pelo formato dos fios, há uma tendência de que cabelo tenha mais frizz e se torne mais enrolado e embaraçado após uma mergulho no mar.

A brisa do mar, ou seja, o vento, também colabora para que os fios embaracem mais, intensificando a quebra e a queda dos cabelos, principalmente no momento de lavá-los e penteá-los.

Além disso, o sal atrai a água do interior do fio para sua superfície.

Esse processo diminui a hidratação do interior do fio, tornando-o mais ressecado, opaco e quebradiço.

A maior exposição ao Sol na praia também contribui para o aumento do desidratação e fragilidade capilar.

Por fim, os cristais de sal e a areia da praia podem potencializar o desgate das fibras, provocando danos capilares por gerar atrito com os fios.

Com a exposição contínua a esses elementos durante as férias o resultado é um fio mais áspero e cada vez mais danificado.

Dica #8 – Cubra o cabelo

Além de seguir as dicas que mencionamos acima, tente usar um boné e/ou um chapéu bem lindão para evitar os danos do sol no cabelo, tá?!

Ahhhhh, tem uns lenços lindos também, que estão super em alta. Dá um Google aí pra ver!

Dica #9 – Óleos naturais para os cabelos

Uma das dica mais perfeitas para cuidar dos cabelos no verão é a utilização de óleos naturais.

Dando uma olhada no Instagram, encontramos um post marca da marca Olivas da Lua, produtora de azeite de olivas no Rio Grande do Sul. Se liga nas dicas:

Fios ressecados e sem brilho? Azeite de oliva é a solução! 😱⠀⠀

Você pode misturá-lo em um creme de tratamento ou fazer sua própria máscara caseira. Confira as ideias:⠀⠀

🥑 Máscara de abacate: corte meio abacate e amasse bem, até virar uma pastinha. Misture duas colheres de sopa de azeite de oliva e passe no comprimento, deixando agir por pelo menos 15 minutos (se quiser usar touca, pode usar!)⠀⠀

🐝 Mel e iogurte: essa é quase um café da manhã! 😝 Coloque uma ou duas colheres de sopa (conforme o comprimento do seu cabelo) de mel a 150 g de iogurte natural. Complemente com duas colheres de azeite de oliva e passe nos fios, massageando bem! Para enxaguar, só passar água morna e ir retirando completamente a mistura.⠀

Dica #10 – No verão, opte por shampoos mais hidratantes

Uma boa dica para manter os cuidados para cabelos no verão é a utilização de shampoos com componentes mais hidratantes.

O nosso shampoo em barra todos os tipos de cabelo, por exemplo, possui Óleo de Argan em sua composição, que é rico em ácidos graxos e assim como o Silicone Vegetal e o Pca-Na, proporciona hidratação, proteção térmica, efeito antioxidante, brilho intenso e ação anti-frizz.

Ainda, o extrato de Algas Marinhas e a Vitamina E fortalecem o couro cabeludo, auxiliando no combate da queda capilar.

Já o shampoo em barra hidratação intensa aumenta a suavidade e maciez dos fios, mantendo a elasticidade, resistência e flexibilidade. O Extrato de Pitaya e o Óleo de Coco proporcionam hidratação intensa, nutrem e fortalecem os fios.

Dica #11 – Desapega um pouquinho!

Amore, desapega! Verão foi feito para ser aproveitado e nem sempre isso é sinônimo de fios perfeitos - e tá tudo beeeem!

O mais importante é que você consiga se divertir e aproveitar os dias quentes. O cabelo é importante sim, mas não vale a pena ficar se estressando muito. Depois das férias a gente dá um jeitinho!

Todas as dicas elencadas acima são fáceis, baratas e práticas de serem aplicadas. Seguindo elas temos certeza que você vai ficar mais do que preparada para curtir o verão com o cabelo em dia e sem neuras desnecessárias hehe.

Verãozinho TÁ ON! Aproveita!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.